Um homem foi detido, na segunda-feira, em Gondomar, depois de ter desobedecido a uma ordem de paragem quando conduzia uma viatura avaliada em 40 mil euros dada como furtada e de ter fugido à polícia.
A PSP explica, em comunicado, que o carro conduzido pelo detido foi dado como furtado do interior de uma garagem em Bragança, no domingo, tendo sido avistada, com três ocupantes, na segunda-feira em Campanhã, já no distrito do Porto.
Segundo a PSP, depois da viatura ser avistada, foram “mobilizados diversos meios com vista à interceção e recuperação da mesma”, sendo que, para tal, foi montada uma operação de controlo policial na rotunda do Parque Nascente, na freguesia de Rio Tinto, concelho de Gondomar.
“O condutor da viatura, ao aperceber-se da presença da PSP e da ordem de paragem que lhe foi dirigida, parou e recuou repentinamente, provocou um acidente, galgou passeios acelerando bruscamente, colocando em perigo os peões que ali circulavam, bem como polícias que seguiam a pé no seu encalço”, descreve o texto.
A PSP refere que a viatura acabou por ficar imobilizada depois de o suspeito ter embatido com ela num poste de eletricidade, tendo o condutor, “que não possuía carta de condução e que exerceu condução perigosa”, aberto a porta, colocando-se em fuga.
O homem, de 37 anos, foi depois intercetado após uma perseguição apeada. Os outros dois ocupantes da viatura eram duas jovens, de 15 e 16 anos, uma delas familiar do detido, que ficaram dentro da viatura, de onde foram retiradas em segurança. As duas jovens, diz a PSP, estavam evadidas de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte, para onde foram conduzidas.
O suspeito foi presente às autoridades judiciárias competentes e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.