A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança o Guia de Etiqueta na Saúde Mental, a dia 22 de maio, às 17h00 no Palácio Conde d’Óbidos. Um projeto inovador que associa, pela primeira vez, as normas ditadas pelos contextos sociais versus o impacto das mesmas no bem-estar e na saúde mental.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto #EU4Health, financiado pela Comissão Europeia e desenvolvido em colaboração com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em parceria com 28 países.
Escrito com uma abordagem prática e acessível, o guia propõe estratégias simples para lidar com situações de sofrimento emocional, promovendo a aplicação dos primeiros socorros psicológicos (PSP).
«Em Portugal, a etiqueta sempre foi sinónimo de boa educação. Quantas vezes respondemos “Sim” à pergunta “Tudo bem?” quando, na verdade, queríamos dizer que estava tudo mal? Este foi o ponto de partida» para a Cruz Vermelha Portuguesa lançar o “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”, em conjunto com a agência criativa COMON, aponta a CVP, em comunicado.
O Guia de Etiqueta na Saúde Mental está disponível, a partir de hoje, de forma gratuita, nas formações de Primeiros Socorros Psicológicos da Cruz Vermelha Portuguesa ou online, através do site.
O Guia conta, também, com edições em inglês e ucraniano, assegurando um acesso inclusivo a diversas comunidades.
Entre os contributos para o guia, destacam-se os testemunhos de figuras públicas como Margarida David Cardoso, Maria João Ruela, Cláudia Semedo, António Raminhos, Marcio Gagliato, Arz Stephan, Rita Redshoes e Nuno Delgado, que aceitaram o desafio de partilhar experiências reais.
«Percebemos que, para explicar o que são os Primeiros Socorros Psicológicos, tínhamos de começar por falar da importância da saúde mental. Mas também notámos que o maior entrave a uma conversa aberta sobre o tema são, muitas vezes, as regras e a forma como fomos educados. E assim nasce a ideia do guia — para ajudar a desbloquear, de forma prática, a tensão existente entre estes dois», diz Ricardo Lourenço, diretor criativo da COMON.
O lançamento deste guia reflete um reconhecimento crescente da saúde mental como um direito humano universal, um dos objetivos centrais do projeto #EU4Health, que teve início em janeiro de 2023. Este projeto, que abrange Portugal e mais 27 países europeus, visa capacitar profissionais e voluntários em primeiros socorros psicológicos para melhor apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
«A saúde mental não é um luxo, é um direito humano universal. O “Guia de Etiqueta na Saúde Mental” partilha dicas para que os leitores se sintam mais confiantes ao lidar com desafios emocionais – os seus e os dos outros, promovendo relações mais empáticas e saudáveis através de técnicas simples e eficazes», destaca Susana Gouveia, Gestora do projeto EU4Health na CVP.
Através desta iniciativa, a CVP pretende contribuir para a normalização da conversa sobre saúde mental e fortalecer a literacia emocional, promovendo relações mais empáticas e saudáveis na sociedade.
O Guia representa um marco na forma como a saúde mental é abordada em Portugal, quebrando barreiras e incentivando a disponibilidade para a aceitação no dia a dia.
ovilaverdense@gmail.com