A conquista do título nacional de futebol masculino é a principal ambição de António Salvador, atual presidente do SC Braga e único candidato às eleições do clube para o mandato de 2025 a 2029, que se realizam este sábado.
Apresentando o próximo ciclo como o “mais ambicioso da história” do clube minhoto, Salvador anunciou, durante a apresentação da sua recandidatura, o objetivo de alcançar um total de 400 troféus – entre títulos nacionais e internacionais, individuais e coletivos – até 2029. Desse total, 16 devem ser conquistados nas modalidades de futebol e futsal.
António Salvador, que lidera o clube desde 2003 (primeiro na SAD e, desde 2004, também no clube), inicia agora o que será o seu oitavo mandato consecutivo. Para ele, a principal meta está clara: alcançar o tão desejado título de campeão nacional de futebol masculino.
“Não se trata de uma promessa, mas de um objetivo claro. Não é apenas um sonho, é um foco real. Não é fé cega, é um plano estruturado”, afirmou o dirigente, reforçando a ideia de que, com uma mentalidade vencedora, o Braga conseguirá atingir esse patamar.
Com 54 anos, Salvador delineou quatro áreas estratégicas para o novo ciclo: talento, proximidade, crescimento e liderança. Entre as metas estão ainda colocar o SC Braga entre os 36 melhores clubes do ranking da UEFA, aumentar em 25% o número de atletas e crescer 50% no número de sócios, ultrapassando os 60 mil associados até ao final do mandato. Também se pretende que a média de público nos jogos em casa atinja os 20 mil espectadores.
Em maio de 2021, última eleição sem concorrência, 10.002 sócios estavam habilitados a votar. Quatro anos depois, esse número subiu para 18.731 associados com direito de voto.
A nova equipa diretiva de António Salvador inclui Fernando Santos (bastonário da Ordem dos Engenheiros) como presidente da Mesa da Assembleia Geral, cargo no qual vai substituir o vilaverdense José Manuel Fernandes, agora ministro da Agricultura e Pescas. Inês Lopes, Ricardo Vasconcelos e Miguel Osório são os novos nomes entre os vice-presidentes, juntando-se a Cláudio Couto, João Carvalho, Hugo Vieira, Manuel Rodrigues e Gaspar Borges.
Gaspar Castro é proposto para liderar o Conselho Fiscal, enquanto Luís Machado será o responsável pelo Conselho Geral. Raquel Cunha assume a liderança do Conselho Cultural e Social.
Entre as novidades da candidatura, destaca-se ainda a proposta de criação de um Conselho de Sócios, uma estrutura consultiva com o objetivo de reforçar a participação ativa dos associados na vida do clube.
Nas últimas eleições, António Salvador foi reeleito com 85,4% dos votos válidos. Para poder votar neste sábado, os sócios precisam ser maiores de idade, ter as quotas em dia até abril e terem-se associado ao clube até 31 de dezembro de 2024.
Pela primeira vez, as eleições vão decorrer no pavilhão multiusos do SC Braga, entre as 10h00 e as 19h00.