REGIÃO

REGIÃO -

Guimarães desafia instituições a participar na Meia Maratona Cidade Berço 2025

Foi apresentada esta terça-feira, dia 4 de outubro, a Meia Maratona Cidade Berço 2025, numa sessão que contou com a presença do vereador do Desporto do Município de Guimarães, Nelson Felgueiras, do diretor da Tempo Livre, Amadeu Portilha, do vice-presidente do Vitória Sport Clube, Silvério Alves, e do presidente da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco.

A Meia Maratona Cidade Berço decorre no dia 5 de outubro, pelas 09h00. Para a edição de 2025, a organização destaca o crescimento contínuo da participação nos últimos anos, assim como a ligação afetiva que a prova mantém com o tecido social, juvenil, desportivo e económico de Guimarães. Além disso, os percursos das várias provas da Meia Maratona Cidade Berço trilham-se numa boa parte de caminhos históricos classificados como Património Mundial da UNESCO.

Nelson Felgueiras, vereador da Câmara Municipal de Guimarães com a pasta do desporto, apelou à participação das instituições locais, desafiando-as a inscreverem-se como “coorganizadoras” do evento. Segundo o responsável, estas poderão também ser ressarcidas com parte do valor das inscrições dos participantes.

Em termos desportivos, a prova será composta por três corridas principais — de 21 km, 10 km e 5 km — e contará ainda com a Run Kids, uma etapa dedicada aos mais jovens, que se destacou com grande sucesso em 2024. O evento incluirá também a já tradicional caminhada solidária, cujo valor da inscrição será revertido em 50% para uma das instituições locais inscritas, escolhida por cada participante, num modelo semelhante ao da consignação do IRS.

Desde 2021, a Meia Maratona Cidade Berço é organizada exclusivamente por entidades locais — Município de Guimarães, Associação de Atletismo de Braga, Tempo Livre e Vitória Sport Clube.

As inscrições estarão disponíveis a partir do próximo dia 11 de junho, através da plataforma da Meia Maratona Cidade Berço. Nos meses seguintes, serão anunciadas as instituições participantes, bem como os atletas e figuras públicas que serão embaixadores de um dos maiores eventos desportivos de Guimarães.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE