REGIÃO

REGIÃO -

PAN contesta realização da “Vaca das Cordas” em Ponte de Lima e critica “crueldade normalizada”

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) manifestou-se contra a realização da tradição conhecida como “Vaca das Cordas”, em Ponte de Lima, que decorre esta quarta-feira à tarde, véspera do feriado do Corpo de Deus, criticando aquilo que considera ser “crueldade normalizada”.

“Em Ponte de Lima, um touro com 550 quilos será forçado a correr pelas ruas, amarrado por cordas, em pleno calor extremo — tudo em nome de uma tradição. A própria organização admite temer que o calor enfraqueça o animal, que se quer “bravo” para divertir quem assiste”, refere uma publicação do partido feita nas redes sociais.

O PAN sublinha ainda que “o sofrimento de um animal não pode ser considerado cultura nem tradição — é uma forma de crueldade que se tornou comum”. Nesse sentido, informou que já contactou as forças policiais e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) com o objetivo de garantir a fiscalização da atividade.

“O sofrimento animal não é cultura. Não é tradição. É crueldade normalizada. Contactamos as autoridades policiais e a DGAV para pedir a fiscalização ao evento”, refere a nota do partido, que sublinha que “o respeito pelos animais é o mínimo numa sociedade que se quer evoluída e compassiva”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE