CASO DO DIA

CASO DO DIA -

Governo culpa «falta de zelo» de dois profissionais por atrasos no socorro a utente que morreu e rejeita associar greve no INEM

O Ministério da Saúde esclareceu esta quarta-feira que a demora no socorro que levou à morte de um utente em Pombal estão relacionadas com alegada falta de zelo de dois profissionais que intervieram no processo, e não com a greve no INEM.

Numa nota divulgada depois de ser conhecido o resultado do relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) relativo ao atraso no socorro a um utente de 53 anos, do Pombal, que morreu no dia 4 de novembro, em que se conclui que a morte do utente «poderia ter sido evitada caso tivesse havido um socorro, num tempo mínimo e razoável, que tornasse possível a retirada e transporte da vítima através de uma Via Verde Coronária para um dos hospitais mais próximo», o Ministério da Saúde sublinha que o inquérito afasta qualquer relação com a greve no INEM.

Segundo a versão do relatório conhecida – diz o Ministério da Saúde – «a eventual demora na chegada do socorro do INEM, e ao contrário do que foi aventado por alguns, não é atribuída à existência de greve no INEM, nem sequer a uma demora no atendimento da chamada pelo CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes]».

Na nota, citando a versão do relatório da IGAS que lhe foi enviado, o Ministério diz que «as causas da demora serão outras» e que estarão relacionadas com a alegada «falta de zelo, de cuidado e de diligência» de dois profissionais que intervieram no processo de socorro.

Sobre esses comportamentos, o relatório refere que os profissionais «não atua[ram] segundo as boas práticas da emergência médica» e que se lhes «exigia outra atitude mais célere e expedita, em concreto na triagem e despacho de meios», acrescenta.

Afastando assim a relação da greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM com esta morte, o Ministério refere que, segundo o relatório a que teve acesso, as causas das falhas no socorro terão, alegadamente, sido «comportamentos individuais subsequentes ao atendimento da chamada de emergência».

ovilaverdense@gmail.com

 

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