Exercício físico. Debater para melhor praticar. A AGAP- a Associação Nacional de Clubes de Fitness & Saúde vai juntar este fim-de-semana, entre 4 e 6 de Maio, no Fórum Braga, especialistas em exercício físico e nutrição para debater o impacto da atividade física na saúde dos portugueses.
De acordo com o organismo, o encontro, que irá juntar especialistas nacionais e internacionais em treino físico e saúde, pretende ser um fórum de discussão “para traçar estratégias de divulgação e promoção do exercício físico, junto dos portugueses e tornar Portugal mais ativo e mais saudável.”
Em Portugal, segundo o último Euro Barómetro da União Europeia, “a inatividade física atinje 68% da população, embora os números possam subir até aos 80% quando se contabiliza a população portuguesa que não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).”
A falta de inatividade física – afirma a Associação – “também acaba por acarretar custos que, em Portugal, se estima que cheguem, pelo menos aos, 900 milhões de euros. Estes custos dizem respeito a despesas com doenças que a atividade física poderia prevenir (8% das doenças das artérias coronárias, 11% dos casos de diabetes tipo II, 14% dos casos de cancro da mama e 15% de cancro colorretal) e com a mortalidade prematura associada”.
com Luís Moreira (CP 8078)
ovilaverdense@gmail.com