Guimarães está em festa de hoje até 04 de Agosto. A ‘cidade berço’ celebra as festas da cidade e Gualterianas, um dos mais emblemáticos eventos culturais, com raízes centenárias. Além da tradição e cultura minhotas, animam o evento grandes nomes do panorama musical nacional, como António Zambujo, Carolina Deslandes, Agir, Ana Bacalhau e até Paulo de Carvalho.
Inseridas na tradição em honra de São Gualter, as Festas da Cidade e Gualterianas representam um momento de união intergeracional, da celebração cultural das tradições em convivência com a visão contemporânea. «São, simultaneamente, um motor artístico, social e económico para a cidade e a região», destaca a autarquia, principal promotora.
PROGRAMA
A programação deste ano inclui a XXVII Feira de Artesanato de Guimarães, cuja inauguração se realiza esta sexta-feira, 25 de julho, às 18h00, para além de vários concertos, animação de rua com Grupos de Bombos, a Batalha de Flores, a Feira de Gado e Concurso Pecuário, o Festival Internacional de Folclore, as Noites de Fado, a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, o Desfile de Charretes Antigas, a Majestosa Procissão em Honra de S. Gualter, entre muitas outras atividades e, como habitualmente, o encerramento com a Marcha Gualteriana.
ANIMAÇÃO
O Largo do Toural será novamente o principal palco da programação musical.
A 1 de agosto, António Zambujo atua com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento. No dia seguinte, 2 de agosto, o palco será de Carolina Deslandes, acompanhada por Agir e Rita Rocha.
A 3 de agosto, Ana Bacalhau, IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro sobem ao palco com a Banda Musical de Pevidém.
PROGRAMA (aqui)



