A autoestrada A28, entre os nós de Esposende e Antas, foi reaberta ao trânsito após ter estado cortada, nos dois sentidos, durante cerca de oito devido ao incêndio que lavra em Esposende, disse fonte municipal.
Segundo fonte da Câmara de Esposende, “permanece condicionada a estrada municipal de Real, no sopé do monte de São Lourenço”, na freguesia de Marinhas, mas a estrada nacional EN 305, que também esteve fechada na sequência do incêndio, já reabriu.
Das três frentes deste incêndio, pelas 16h20, apenas uma permanecia activa, estando a ser combatida por um meio aéreo, 108 homens, apoiados por 36 veículos, especificou a fonte.
Segundo a mesma fonte, “não há, nem nunca houve, casas em perigo”, mas permanece “o perigo de reacendimento se a direção do vento mudar”.
Em declarações à Lusa, Júlio Melo, técnico de Protecção Civil da autarquia e adjunto do Comando dos Bombeiros de Esposende, disse que, devido ao fumo do incêndio, as duas escolas do Agrupamento de Marinhas foram evacuadas esta manhã.
De acordo com informação disponível na página da Internet do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, “devido à deflagração de um incêndio nas proximidades das escolas básicas António Rodrigues Sampaio e de Rio de Moinhos, a Protecção Civil e a Direcção da escola tomaram a decisão de evacuar” os estabelecimentos de ensino.
“Como tal, as escolas encontram-se encerradas durante o dia de hoje [terça-feira], retomando a sua actividade normal no dia de amanhã, s [quarta-feia] e as condições o permitirem”, acrescenta a nota informativa.
O incêndio deflagrou pelas 06h11, na freguesia de Palmeira de Faro e Curvos, no concelho de Esposende.