A Póvoa de Lanhoso já conta com uma nova ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que a Em Diálogo edificou na freguesia de Geraz do Minho.
Em comunicado, o município refere que a “Casa de Vida” tem capacidade para 80 pessoas e disponibiliza ainda as valências de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, “representando um robustecer da capacidade de acolhimento às pessoas mais velhas do território”.
“A criação deste equipamento social resulta da união de esforços de várias entidades, tendo sido financiado através da resposta PARES 3.0, bem como pela Câmara Municipal (apoio de 20 por cento, correspondente a 494 mil euros) e pela própria Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso”, diz o município.
Segundo a Câmara Municipal, “a Junta de Freguesia de Geraz do Minho também colaborou com a cedência do terreno onde foi edificada a ERPI e que era um antigo campo de jogos”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, detalhou, de entre outras considerações, que este foi um processo que começou ainda no executivo municipal anterior, mas que o atual fez questão de manter.
“Independentemente dos ciclos políticos, dos momentos políticos, dos atores políticos, as decisões devem ser sempre aquelas que melhor servem a comunidade”, considerou o autarca.



