CSVH em Vigo para reforça cooperação na área do Alzheimer e do envelhecimento ativo

A Casa da Alegria, estrutura especializada no acolhimento de pessoas com Alzheimer e outras demências do Centro Social do Vale do Homem (CSVH), realizou uma visita institucional e reunião de trabalho em Vigo com a equipa da AFAGA Alzheimer.

Esta é uma associação sem fins lucrativos que melhora a qualidade de vida de pessoas com demência e suas famílias através de informação, aconselhamento e apoio. A visita aconteceu no âmbito do reforço da cooperação transfronteiriça nas áreas do envelhecimento, das demências e da inovação social.

A deslocação integrou uma visita técnica ao Centro de Innovación Alzheimer Galicia, permitindo conhecer de forma aprofundada as metodologias de intervenção, os modelos de apoio a pessoas com Alzheimer e as respostas dirigidas a familiares e cuidadores, num contexto de partilha de boas práticas e de benchmarking institucional.

No decurso da reunião de trabalho foi estruturada a preparação de um programa ERASMUS de acolhimento de profissionais e familiares/cuidadores, com a duração de três dias, orientado para a partilha de boas práticas, para o conhecimento do modelo de funcionamento da Casa da Alegria e para o reforço das competências técnicas das equipas.

Paralelamente, foi abordado o planeamento de ações de formação e capacitação a ministrar pela AFAGA, entidade certificada para a formação, dirigidas aos profissionais da Casa da Alegria, com enfoque na qualificação da intervenção em contexto de demência e no apoio especializado aos cuidadores.

A reunião permitiu ainda avançar com a preparação de um convénio bilateral entre as entidades, com vista à criação de sinergias entre a Galiza e o Minho, promovendo a cooperação estratégica e o desenvolvimento de projetos ibéricos, transfronteiriços e atlânticos nas áreas da longevidade, saúde cognitiva e inovação social, potenciando redes de colaboração sustentadas e alinhadas com as prioridades europeias.

Segundo o presidente do CSVH, Jorge Pereira, “esta visita de trabalho representa um passo estratégico na internacionalização da nossa intervenção e na qualificação contínua das respostas dirigidas às pessoas com demência e às suas famílias, através da cooperação com entidades de referência”.

Jorge Pereira sublinha, ainda, que “a construção de parcerias sólidas com a Galiza permitirá desenvolver projetos conjuntos, reforçar a capacitação das equipas e implementar soluções inovadoras e diferenciadoras, contribuindo para uma intervenção mais integrada, humanizada e alinhada com as melhores práticas europeias”.

Para Juan Carlos Rodríguez, presidente da AFAGA, “é muito importante estabelecer alianças entre a Galiza e o Norte de Portugal, uma vez que partilhamos objetivos comuns e desafios no âmbito da longevidade e da deteção precoce do declínio cognitivo. Para nós, o CSVH é uma referência na intervenção na região Norte de Portugal e colaboraremos na formação dos seus profissionais e no desenvolvimento de projetos inovadores em conjunto.”

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais