O calor começa já no próximo mês. “Junho vai ter pouca (ou nenhuma) chuva” e o termómetro vai subir a sério em Portugal. As ondas de calor na Península Ibérica são mesmo aquilo que o site Accuweather chama “a grande história deste Verão”.
O Accuweather é responsável por uma das apps mais populares para a previsão meteorológica em todo o mundo e, em comunicado, deixa claro que nas regiões mais afectadas, as temperaturas vão atingir máximas de 43 graus Celsius, durante vários dias seguidos.
Na segunda metade do Verão, o risco de grandes incêndios vai aumentar bastante.
O meteorologista que assina o documento afirma ainda que “mesmo quando as ondas de calor passarem, as temperaturas vão manter-se perto ou mesmo acima do normal, para pouco tempo depois subirem para níveis novamente perigosos”.
Também as noites vão ser mais quentes do que estamos habituados, principalmente durante as ondas de calor. Serão condições perigosas já que em muitas habitações “o ar condicionado não terá possibilidade de fazer baixar as temperaturas das casas para o calor que se irá fazer sentir no dia seguinte”.