Um enfermeiro de 42 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por fortes indícios da prática de abuso sexual contra uma mulher de 50 anos, ocorrido após uma cirurgia num hospital da região de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com informação divulgada pela PJ esta sexta-feira, os factos terão ocorrido no passado dia 2 de abril, quando a vítima se encontrava internada na fase de recobro, ainda sob o efeito de sedação.
Segundo a investigação, a mulher, de nacionalidade estrangeira, encontrava-se numa unidade hospitalar após uma intervenção cirúrgica quando terá sido sujeita a atos sexuais de relevo por parte do enfermeiro, também estrangeiro, em contexto hospitalar.
Após receber alta, a vítima apresentou queixa junto da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminhou o caso para a Polícia Judiciária, ativando a investigação especializada em crimes sexuais.
A investigação ficou a cargo da Secção de Investigação de Crimes Sexuais da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ.
Com base na descrição física fornecida pela vítima e na colaboração da entidade empregadora, as autoridades conseguiram identificar o suspeito e proceder a diligências cautelares iniciais.
O enfermeiro chegou a ser constituído arguido, interrogado e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
No decurso da investigação, a realização de exames de ADN permitiu detetar vestígios biológicos considerados compatíveis com o perfil genético do suspeito.
Esses elementos reforçaram os indícios do crime, levando à sua detenção por suspeita de abuso sexual em contexto de vulnerabilidade clínica da vítima.
O detido deverá ser presente a primeiro interrogatório judicial, onde serão definidas as eventuais medidas de coação.
A investigação prossegue para o apuramento integral dos factos e eventuais responsabilidades criminais associadas ao caso.



