Em Outubro 2017, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promovido pelo Município de Vila Verde, foi criada a Equipa de Promoção do Sucesso Educativo em articulação com Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa na Valência do Centro Comunitário de Prado e coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Cávado. A Equipa de Promoção de Sucesso Educativo, em parceria com o Gabinete de Mediação Escolar, formou, ao longo deste ano lectivo, os primeiros 15 alunos mediadores escolares, voluntários, que irão dinamizar, já a partir da próxima semana e através de estratégias diferenciadoras, a Oficina de Mediadores.
OFICINA DE MEDIADORES
Esta oficina pretende criar na Escola Básica de Vila Verde, com o apoio dos recém-formados alunos mediadores, um novo movimento na escola, que promova a autor-regulação, visando uma comunidade escolar mais forte e com grande sentido de pertença. Procurando reduzir, desta forma, os conflitos escolares e impulsionando medidas de prevenção.
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS
Na passada sexta-feira terminou a primeira formação de capacitação de mediação escolar, que culminou com a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos mediadores, pelo Director do Agrupamento Escolar de Vila Verde, Alberto Rodrigues, e pela Professora Maria Assunção Flores, da Universidade do Minho.
PRÓXIMO ANO
Esta oficina decorrerá, também, no próximo ano lectivo, capacitando novos alunos e acompanhando os jovens mediadores, agora formados na aplicação de técnicas de resolução positivas, aumentando desta forma o bem-estar da comunidade escolar.
Esta iniciativa faz parte de um conjunto de acções programadas pela Equipa de Promoção do Sucesso Educativo em resposta às necessidades directas expressadas pela comunidade escolar e que integram as actividades do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.