O vereador do PS José Morais reforçou esta sexta-feira, em comunicado, que «as estradas e os caminhos municipais de Vila Verde têm-se revelado como um dos principais problemas com que se depara o concelho», pedindo a intervenção da autarquia nesta matéria.
«Agora, aos vários problemas que já existiam nas estradas, acrescentaram-se ainda mais buracos e muito pó e pedras, há várias semanas (senão meses!). O problema é que depois das intervenções [abertura de valas], deixam-se os pisos durante várias semanas, às vezes até meses, sem que sejam reparados», refere.
Segundo o vereador socialista, «todo este pó no ar apresenta complicações diversas», porque «o ar fica irrespirável, criando problemas de saúde, e a sujidade entranha-se por todo o lado».
«Para além disso, as pedras existentes no piso são facilmente projectadas podendo magoar peões e danificar os veículos», acrescenta.
Por se tratar de «uma situação que provoca enorme desconforto e é intolerável e difícil de perceber que esteja a acontecer», José Morais entende que «as obras deviam ser feitas de forma a que as estradas fossem de imediato reparadas».
«E nos casos excepcionais, em que tal não fosse possível, deveriam passar por lá cisternas com água a molhar o piso, minimizando assim o problema», considera.
Para Morais, «a câmara não se pode alhear do problema, nem assobiar para o lado como se nada se estivesse a passar», tendo «a obrigação de pugnar pela saúde e bem-estar dos vilaverdenses, agindo em conformidade».
«Este é um problema de fácil resolução: basta que haja capacidade de planeamento e sensibilidade da autarquia para o tema. Tudo faremos para que estes problemas sejam resolvidos em benefício de todos os vilaverdenses», sublinha o vereador do PS.