PJ confirma que atrelado apreendido em operação antidroga foi encontrado em empresa de Barcelos

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou esta sexta-feira que o atrelado apreendido no âmbito de uma investigação relacionada com o tráfico de estupefacientes foi localizado nas instalações da empresa Construbarcelos, em Barcelos, encontrando-se agora a investigar as circunstâncias que levaram à sua deslocação.

Em comunicado, a PJ refere que a Direção Nacional da Polícia Judiciária (DNPJ) teve conhecimento, na passada terça-feira, de que a galera apreendida “havia sido movimentada e parqueada em Barcelos”.

Perante essa informação, foi determinada de imediato a abertura de um inquérito interno para apurar os factos.

“Tendo por base essa suspeita, a DNPJ determinou, de imediato, a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias da alegada movimentação, que poderia confirmar a prática de ilícitos criminosos”, refere a instituição.

Atrelado estava acoplado a camião

Segundo a Polícia Judiciária, as diligências efetuadas permitiram confirmar que o atrelado se encontrava efetivamente estacionado em Barcelos.

“Foi imediatamente determinado que se verificasse essa informação, tendo-se apurado que, de facto, a galera se encontrava estacionada em Barcelos, atracada a um camião da empresa Construbarcelos”, indica o comunicado.

Tratando-se de um bem apreendido no âmbito de um processo criminal, o atrelado foi removido pelas autoridades e voltou a ficar sob custódia da Polícia Judiciária.

A PJ esclarece ainda que os materiais transportados pela galera “não têm natureza estupefaciente”.

Ministério Público já foi informado

A investigação prossegue agora para determinar de que forma o atrelado saiu das instalações da Polícia Judiciária e chegou à empresa de construção sediada em Barcelos.

“As circunstâncias que rodearam a deslocação da galera para Barcelos encontram-se a ser investigadas no referido inquérito, o qual foi comunicado ao Ministério Público”, acrescenta a força policial.

Caso foi revelado por investigação jornalística

O caso tornou-se público após uma investigação divulgada pelos órgãos de comunicação social SOL, TVI e CNN Portugal, que revelou que o atrelado, apreendido numa operação de combate ao tráfico de droga e guardado desde 2024 nas instalações da PJ no Seixal, terá desaparecido em 2025.

Segundo essa investigação, o veículo foi localizado esta semana a cerca de 350 quilómetros de distância, em Barcelos, acoplado a um camião da Construbarcelos.

A mesma investigação refere ainda que a empresa celebrou 17 contratos com a Polícia Judiciária, no valor aproximado de 2,3 milhões de euros, e que se encontra a realizar obras em propriedades do ministro da Administração Interna, Luís Neves.

A Polícia Judiciária não estabelece qualquer relação entre esses factos no comunicado divulgado, limitando-se a confirmar a localização do atrelado, a sua recuperação e a abertura de um inquérito para apurar eventuais responsabilidades.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais