O incêndio rural que deflagrou ao final da manhã de segunda-feira na localidade de Barros, na União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, no concelho de Vila Verde, foi dado como dominado durante a madrugada desta terça-feira.
Os bombeiros conseguiram controlar as chamas cerca das 03h30, após várias horas de intenso combate ao fogo, que mobilizou um elevado número de meios terrestres. Apesar de o incêndio estar dominado, os trabalhos de consolidação e vigilância continuam no terreno para evitar reacendimentos.
Segundo os dados operacionais mais recentes, permanecem mobilizados 121 bombeiros, apoiados por 34 viaturas.
O incêndio provocou três feridos ligeiros. Entre eles está um bombeiro que necessitou de assistência médica durante as operações de combate às chamas.
Guarda continua a concentrar maiores preocupações
Entretanto, a nível nacional, o incêndio que lavra entre as aldeias de Rochoso e Cerdeira, no concelho da Guarda, continua por dominar. O fogo chegou a apresentar duas frentes ativas com vários quilómetros de extensão, dificultando as operações de combate.
Às 07h00 desta terça-feira, estavam empenhados naquele teatro de operações 297 operacionais, apoiados por diversos meios terrestres. Cinco bombeiros sofreram ferimentos ligeiros durante o combate às chamas.
Incêndio em Penafiel em fase de resolução
Já no concelho de Penafiel, o incêndio que deflagrou na segunda-feira na localidade de Duas Igrejas entrou em fase de resolução.
O vento forte favoreceu a propagação das chamas às localidades vizinhas, obrigando ao corte de algumas estradas devido à existência de duas frentes ativas. A situação encontra-se, contudo, estabilizada, mantendo-se no terreno os meios necessários para assegurar a extinção completa do incêndio e prevenir eventuais reacendimentos.



