O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga comemora, na próxima semana, vinte anos como prelado da Arquidiocese. Para marcar esta importante efeméride, a PAULUS Editora e a Arquidiocese apresentam o livro «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade». A obra, da autoria do jornalista Ricardo Perna, será apresentada na Sé de Braga, no dia 18 de julho, pelas 16h00. A obra, prefaciada pelo Cónego João Aguiar Campos, ex-diretor da Rádio Renascença e do jornal Diário do Minho, será apresentada por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense. Após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.
Jorge Ortiga – diz a editores – “é o bispo há mais tempo em funções em Portugal. É uma personalidade que marcou a Igreja em Portugal nos últimos quarenta anos. A sua vida é uma feliz divina coincidência, com todos os movimentos pós-Concílio Vaticano II, sem esquecer a dura realidade da luta pela liberdade no 25 de Abril, e principalmente nos anos que se seguiram à Revolução dos Cravos.”
E prosseguindo, acrescenta a «Paulus»: “Tem sido arquiteto de uma vida em Igreja em busca da unidade, contra a uniformidade. Apesar dos seus setenta e cinco anos, e de já ter entregado a renúncia ao Papa Francisco, são os seus colaboradores diretos que, mesmo sendo mais novos, falam do seu ritmo acelerado de trabalho, que não lhes deixa tempo para respirar”. Para os autores, “aA sua visão da Igreja e da fé está em constante mutação, na procura daquilo que melhor serve a Deus.
Ao mesmo tempo, consegue manter uma relação próxima e íntima com a sua irmã e sobrinhos, aproveitando o tempo em família para desocupar a cabeça e descansar”.