Opinião de Yulia Vrublevskaia
No próximo ano fará exatamente 10 anos que comecei a trabalhar e, em todo esse tempo, o meu trabalho esteve sempre conectado à comunicação e às pessoas. Depois destes 10 anos, posso confirmar que trabalhar com pessoas é o trabalho mais complexo de todos. Não importa se você trabalha num supermercado ou gere um departamento numa grande empresa – definitivamente você faz um trabalho muito mais sensível e exigente do que um engenheiro que está fechado no seu escritório o dia todo com ensaios ou modelos mecânicos. Meu respeito e parabéns colegas!
Pode parecer estranho, mas mesmo depois de muitos anos a trabalhar com clientes, muitas pessoas continuam a ignorar (inconscientemente ou não) as regras básicas de comunicação.
Então e quais são as regras?
- Identifique o “destinatário” e adapte a mensagem de acordo com pessoa.
Cada um tem um número de características únicas (sociais, nacionais, psicológicas, etc.). Tente identificar essas características e adaptá-las a essa pessoa. Isso significa que, se você conversa com uma criança, você não pode usar as mesmas frases e estratégias de comunicação para um adulto. Não pode falar com um russo, da mesma maneira que com um português. E não pode falar com o João da mesma maneira que com o Pedro, porque eles são de famílias diferentes e tem características pessoais completamente diferentes.
- Defina as palavras que utiliza. Seu chefe pede para encontrar “uma boa agência de marketing”? Primeiro verifique o que significa “uma boa agência” para ele. Se para seu chefe boa agência é uma agência barata, para si uma boa agência pode significar uma agência de alta qualidade. Mesmo dentro da mesma língua as mesmas palavras podem ter significados distintos para pessoas diferentes.
- Escolha o canal de comunicação mais curto e simples: sem intermediários e com menos “ruído”. Os e-mails devem ser curtos e claros, algumas questões são mais fáceis de resolver por telefone e tente evitar o risco de distorcer a mensagem original, falando com a pessoa através de intermediários.
Claro que há mais regras e métodos de comunicação para além das 3 acima referidas, mas na minha opinião, estas são as mais básicas e fundamentais no processo diário de comunicação.
Comunicar com outras pessoas não é um trabalho fácil mas a boa notícia é que, se você aprender as regras básicas de comunicação, poderá obter sucesso em qualquer área da vida, tanto profissional como pessoal.