A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai promover a região como destino de referência no turismo de saúde e bem-estar durante a “Termatália”, que arranca amanhã e se prolonga até dia 20 de Setembro em Ourense, Espanha.
«Temos cerca de 40 por cento da oferta turística de Portugal no que respeita a unidades termais e este é um sector em franco crescimento, em que apostamos afincadamente», refere, em nota enviada, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP.
A TPNP estará presente na feira termal, de saúde e bem-estar, com um stand de 36 metros quadrados, onde serão realizadas várias acções de promoção em colaboração estreita com os parceiros que actuam nesta área termal.
«É fulcral marcar presença neste palco expositivo para dar a conhecer a excelente oferta termal de que dispomos nos quatro sub-destinos da nossa região, Minho, Porto, Douro e Trás-os-Montes», salienta Luís Pedro Martins.
«MUITAS UNIDADES DA REGIÃO SÃO JÁ UMA REFERÊNCIA INTERNACIONAL»
Com unidades termais dispersas por todo o território, o Norte dispõe de 21 balneários termais, muitos deles a funcionar em estreita relação com o eco-turismo e o turismo de natureza.
«Conseguimos em muitas unidades da região, que são já uma referência internacional, conjugar a terapêutica tradicional em contexto de balneário termal com uma oferta no domínio da gastronomia, que proporciona experiências sensórias únicas», acrescenta o presidente da TPNP.
“TERMATÁLIA”
A “Termatália” é a única feira especializada a nível mundial que representa a ponte termal entre a Europa e a América Latina, reunindo profissionais e empresas de mais de trinta países e facilitando parcerias e negócios. Realiza-se na Expourense, na Galiza, de 19 a 20 de Setembro, e a TPNP participa na Bolsa de Contratação Turística, com um conjunto de operadores provenientes da Europa, Ásia e América Latina.
A feira tem uma forte vertente de sustentabilidade e do programa fazem parte simpósios e conferências sobre a importância da água e todas as suas propriedades. Do naipe de participantes fazem parte, para lá das presenças institucionais, centros termais, de talassoterapia e spas, empresas de equipamentos e tecnologias, construção, gestão de recursos hídricos, cosmética, consultoria e formação, municípios termais, hospitais e clínicas.