NACIONAL -

NACIONAL - -

Publicado diploma para baixar Imposto Único de Circulação dos carros importados

O diploma que vai reduzir o valor do Imposto Único de Circulação (IUC) para os carros importados de outros países da UE foi publicado na passada semana, mas a medida apenas começará a produzir efeitos em 1 de Janeiro de 2020. Esta nova redacção da norma do código do IUC, que determina a base de incidência do imposto, deixa por isso de fazer diferença entre os carros matriculados em Portugal ou noutro Estado-membro, acompanhando a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Desta forma, o imposto passa a incidir sobre os automóveis das categorias A e B, de peso inferior a 2.500 kg matriculados, pela primeira vez, no território nacional ou num Estado-Membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, desde 1981 até à data da entrada em vigor do presente código (Julho de 2007).

Esta medida integra uma lei aprovada pelo Parlamento a 19 de Julho, e que procede à alteração de vários códigos fiscais. A maioria das mudanças entra em vigor a 1 de Outubro, mas o diploma remete uma pequena parte, onde se inclui o IUC, para 1 de Janeiro de 2020.

Quando o Código do IUC entrou em vigor, em Julho de 2007, a tabela do imposto manteve-se e vigorou até aí para os carros matriculados originalmente em Portugal, incidindo a nova tabela apenas sobre os carros novos adquiridos a partir dessa altura.

Contudo, em relação aos importados, foi decidido aplicar a tabela do IUC em função, não do ano da primeira matrícula no país estrangeiro, mas do ano da primeira matrícula em Portugal.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE