VILA VERDE -

VILA VERDE - -

“Camilo Broca” foi o livro debatido na 4ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento

A 4ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento, concretizou-se na tarde desta quarta-feira, 16 de Outubro, na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

Esta iniciativa é organizada pela Casa do Conhecimento da Universidade do Minho e conta com a participação das Casas do Conhecimento de Boticas, de Montalegre, de Paredes de Coura e de Vila Verde. É uma acção em torno da leitura e do livro, que procura formar comunidades locais de leitores para em conjunto debaterem as obras propostas ao longo das várias sessões.

A Casa do Conhecimento de Paredes de Coura foi a promotora da 4ª sessão, tendo seleccionado o livro “Camilo Broca”, de Mário Cláudio, escritor por quem têm elevado apreço, dado ter escolhido esta localidade para segunda residência e ter cedido todo o seu arquivo documental ao “Centro Mário Cláudio”, um espaço cultural e de pesquisa de literatura galaico-portuguesa, sediado neste concelho.

A sessão contou com a participação especial do escritor Mário Cláudio, que por sua vez convidou um amigo, José Vieira, para apresentar o seu livro, pois como referiu «ele tem o distanciamento necessário para apresentar o livro, porque não o escreveu e eu tenho a proximidade necessária para o comentar, porque o escrevi».

O encontro decorreu de forma «fluída, com a participação de todas as comunidades», em que o autor teve a generosidade de centrar toda a sessão no público e na obra em questão, lançando desafios e questões que levaram a uma “sentida” reflexão.

Na sua concepção, «ler um romance é uma tentativa de evasão daquilo que vivemos e o encontro naquilo que somos. Confere a cada leitor uma leitura única, no sentido de que quem lê um livro, reescreve-o ao lado do autor».

MÁRIO CLÁUDIO

Mário Cláudio, pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nasceu a 6 de Novembro de 1941, no Porto, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e diplomado com o curso de Bibliotecário-Arquivista, pela Faculdade de Letras da mesma Universidade e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres. É autor de uma vasta obra cujos géneros passam, sobretudo, pela ficção, poesia e teatro.

Recebeu inúmeros galardões entre eles, Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Seiva da Literatura, Prémio P.E.N. Clube, Prémio Pessoa, Prémio Vergílio Ferreira, Prémio Eça de Queiroz.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE