BRAGA –

BRAGA – -

A Terra Treme em Braga na próxima sexta-feira

A 7.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico ‘A Terra Treme’ realiza-se na próxima sexta-feira, às 11h15, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Em Braga, a iniciativa é dinamizada pela Divisão Municipal de Protecção Civil, e enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, no contexto da Educação para o Risco, apostando em materiais lúdicos e pedagógicos, que incentivem o conhecimento e a participação.

“Destacando-se a desejada participação das escolas do nosso concelho, na medida em que as nossas crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permitam saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem”, afirma a autarquia em comunicado.

O exercício visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adoptar para se proteger.

Durante a acção, devem ser efectuados “três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

A acção desenrola-se durante de um minuto, no qual os participantes, individualmente ou colectivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoprotecção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Além da população em idade escolar, a ANEPC pretende alargar sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros sectores da sociedade civil.

Para tal, são envolvidas as organizações – públicas, privadas e associativas –, “procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e colectiva, cada vez maiores”.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, outros agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizar a realização do Exercício A Terra Treme, na data e hora convencionadas para o efeito.

O sítio oficial do exercício inclui mais informações e recursos de divulgação.

Os cidadãos e as entidades são convidados a inscrever-se como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da protecção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no exercício.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE