Autor: Rui Ferreira
Diretamente relacionado com o crescimento económico de um país está o crescimento do seu Produto Interno Bruto que, por sua vez, está dependente do seu investimento.
Considerando o investimento como o fator eliminatório no crescimento do país, devemos dividi-lo em duas componentes:
Investimento público – assenta essencialmente na aplicação de capital por parte do Estado em infraestruturas que possam (a curto ou a longo prazo) gerar benefícios para a totalidade da população;
Investimento privado – aplicação de capital pelas empresas, tendo como objetivo a criação de valor acrescentado, diferenciação e claro, por sua vez o aumento da capacidade produtiva e o retorno do investimento realizado por via da maximização de lucros;
O ciclo de vida de uma empresa está dividido em várias fases. Durante o seu período evolutivo as organizações sentem uma real necessidade de crescimento, que consequentemente se traduzirá numa necessidade efetiva de investimento.
Desde a inovação à diferenciação, da criação de novos produtos e serviços à entrada em novos mercados, a necessidade será sempre a de criação de valor e competitividade para o mercado, gerada pelo objetivo de adicionar valor acrescentado aos seus produtos e serviços.
Ao invés, o número de restrições atuais no acesso ao financiamento é elevadíssimo, fazendo com que as empresas não consigam obter financiamento junto da banca. Ou, na minoria das vezes quando o conseguem, o custo do dinheiro torna-se demasiado elevado e constitui incerteza.
A solução para o crescimento do tecido empresarial torna-se por demais evidente. A elaboração de um projeto de investimento devidamente sustentado, de acordo com a estratégia empresarial, que por sua vez facilitará o acesso ao financiamento através de fundos comunitários, traduzidos atualmente pelo Portugal 2020 e pelo Horizonte 2020.
No entanto, a execução de um projeto de investimento não tem por si só o objetivo de acesso a financiamento. Este tipo de projetos tem o objetivo de apoiar as organizações a delinear estratégias de crescimento, assim como estabelecer objetivos e metas a atingir no futuro, de forma a tornar os setores e as empresas mais competitivos.
No fundo, estes apoios existem não apenas para financiar o investimento empresarial, mas também para sensibilizar as empresas a definirem uma estratégia sustentada que permita a sua alavancagem nos mercados.