Mais de 20 ovelhas foram atacadas na manhã desta terça-feira na Vila de Prado, Vila Verde, na sequência do ataque de uma matilha de cães errantes.
Os proprietários dos pastoreios onde sucedeu o ataque, Francisco Prado e Rogério Braga, explicaram ao Jornal alguns dos “estragos” feitos.
Francisco Prado contou que o alerta foi dado pelos seus vizinhos ao início da manhã, que ainda chegaram «a avistar alguns cães».
«Tinha 44 ovelhas e o meu filho, que andou a fazer a contagem dos animais, disse-me que entre feridas/mortas são perto de 20. Mataram dentro do estábulo e aqui fora».
Não tendo sido a primeira vez, o proprietário esclareceu que «aqui foi a primeira, mas já me aconteceu noutros sítios onde tenho pastoreios. Em Oleiros, por exemplo. E aqui perto também, num outro terreno mais à frente».
Outro dos proprietários, Rogério Braga, revelou que «pelo menos quatro ovelhas já morreram, fora as outras que foram também atacadas e que estão mesmo mal».
Questionado sobre e era a primeira vez que isto acontecia, o proprietário referiu que «não, já é a segunda vez, mas no tempo do meu sogro aconteceu por várias vezes».
A veterinária municipal já esteve no local, tal como a GNR de Prado, que registou um auto contra desconhecidos.