Fernando Augusto de Vasconcelos Calheiros de Barros, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima no período de 4 de Janeiro de 1990 a 6 de Janeiro de 1994, faleceu esta segunda-feira à tarde, com 82 anos.
Fernando Calheiros foi ainda vereador da Câmara de Ponte de Lima de 1977 a 1986, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, entre 1989 e 1997, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, de 1997 a 2000, de entre outros cargos desempenhados, como o de Delegado da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Ponte de Lima.
Nasceu na Vila de Ponte de Lima a 21 de Abril de 1937, foi profissional de Técnico de Desenho de Construção Civil, com gabinete técnico de projectos próprio.
Em comunicado, a autarquia limiana afirma que “durante o período em que exerceu funções autárquicas foram muitos os projectos e melhorias implementados, existindo uma preocupação constante para que as condições de vida da comunidade evoluíssem no sentido da maior qualidade de vida, dignificando o Poder Local e todos os cargos que desempenhou, para além da Câmara Municipal de Ponte de Lima”.
O corpo está em câmara ardente durante esta terça-feira, na Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Ponte de Lima, até às 17h00. No final da tarde segue para a Casa Mortuária da freguesia de Rebordões Souto, onde residia e no dia seguinte, 25 de Dezembro, às 15h30, terão início as cerimónias fúnebres com missa de corpo presente na Igreja Paroquial, finda a qual irá a sepultar no Cemitério Paroquial.