As ruas do centro histórico de Braga vão ter um visual novo na Semana Santa. Esta e a edição de um livro sobre as solenidades são duas das novidades apresentadas esta terça-feira pela comissão organizadora.
O estado de degradação de “um número significativo” de elementos decorativos é a razão apontada pelo cónego Avelino Marques Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa, para um “visual renovado, inspirado na arte barroca, tão presente nesta cidade, e que escolhemos pela sua beleza e nobreza, duas características reconhecidas nas nossas celebrações, procissões, e no programa cultural que as preparam”.
Um outro aspecto “relevante” no programa de 2020 é a publicação do livro ‘A Semana Santa de Braga’. Com textos de Rui Ferreira e fotografia de Hugo Delgado, o livro aborda a história, os acontecimentos e os protagonistas dos principais cerimoniais que integram a Semana Santa de Braga, “e que se tornará, por mérito próprio, na sua obra de referência”.
A obra bilingue, cujo lançamento esteve previsto no ano passado, tem cerca de 200 páginas, é co-editada com Editorial Afrontamento.
Este ano também que se cumpre o “desejo antigo” da Junta de Freguesia de São Vítor que, em conjunto com a paróquia, organiza a Procissão da Burrinha, de integrar a comissão.
A Junta, afirmou o seu presidente, Ricardo Silva, “tem agora uma palavra a dizer sobre o papel da procissão da Burrinha dentro do quadro da Semana Santa”.
Já o cartaz das solenidades inspirado no Bom Jesus do Monte presta o “tributo” pela declaração do Santuário como Património Cultural da Humanidade, pela Unesco.
“Pela primeira vez no nosso programa, e por iniciativa conjunta com a Confraria do Bom Jesus, teremos uma visita guiada aos escadórios e suas capelas”, adiantou cónego Avelino Marques Amorim.
‘Desvendar a Semana Santa a brincar’ é outra novidade. Tem como objectivo “desvendar às crianças e jovens alguma da riqueza das celebrações, procissões e do património associado à Semana Santa de Braga”, através de um desdobrável com actividades lúdicas, disponível ao público no Tesouro-Museu da Sé, no Posto de Turismo, e nas igrejas onde decorrem as principais celebrações.
“PILAR CRUCIAL”
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, afirmou que a Semana Santa “é um dos pilares cruciai” da candidatura a Capital Europeia 2027.
Uma boa notícia para a comissão das solenidades é o anunciado aumento do apoio financeiro da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, que passa de cinco para 25 mil, a que se junta, por exemplo, o investimento nas áreas do marketing digital e na promoção junto dos operadores turísticos.
Pelo seu turno, a Câmara, parceira na comissão, mantém o apoio em 45 mil euros, além de apoios indirectos de “valor semelhante”.