VILA VERDE -

VILA VERDE - -

46 Alunos mostram o prazer da leitura na Biblioteca Professor Machado Vilela esta terça-feira

A Biblioteca Professor Machado Vilela acolhe, na manhã desta terça-feira, 11 de Fevereiro, a partir das 10h, as provas de apuramento das crianças e jovens de Vila Verde para a Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura.

Depois de uma primeira fase que decorreu em todos os Agrupamentos do Concelho, 46 alunos dos vários ciclos de estudo foram apurados para a fase concelhia, que seleccionará os melhores leitores de Vila Verde.

FASE CONCELHIA

Para a presente fase concelhia, os candidatos leram livros de Afonso Cruz (“A Cruzada das Crianças”, 1.º ciclo), Gonçalo M. Tavares (“O Senhor Valéry”, 2.º ciclo), Peter Brown (“Robot Selvagem”, 3.º ciclo) e David Machado (“Índice Médio de Felicidade”, secundário).

Na fase Final Concelhia de Vila Verde, prestarão uma prova escrita e uma oral na qual, perante colegas, amigos e família, lerão pequenos excertos das obras e argumentarão em defesa da escolha feita.

O júri, constituído por um Delfina Mendonça, em representação do Município, Sílvia Mota Lopes, escritora, e Fernanda Freitas, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, avaliará as provas, cabendo-lhe a difícil decisão de escolher quatro vencedores por ciclo de estudo – são esses os apurados para a final interconcelhia, da qual sairão os representantes regionais na grande final nacional, que este ano decorrerá em Oeiras.

Ao longo dos vários momentos de que será composta a manhã de dia 11, haverá lugar para música, por alunos da Academia de Música de Vila Verde, para um pequeno lanche e muito convívio entre todos os participantes.

FASE SEGUINTE – FINAL INTERCONCELHIA

Na fase seguinte, os alunos vencedores participarão na Final Interconcelhia, com os vencedores dos municípios abrangidos pela CIM Cávado, a qual decorrerá também em Vila Verde, a 21 de Abril.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

O Concurso Nacional de Leitura, dinamizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL27), em colaboração com a DGLAB – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com os Municípios, tem como principal objectivo «estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE