Entre esta sexta-feira e domingo, a Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda (BE) promove, na escola Secundária D. Maria II, o InconFormação, um encontro de debate político e convívio, aberto a activistas, militantes e simpatizantes, com o encerramento a cargo de Catarina Martins e Francisco Louça.
“O InconFormação pretende ser um espaço amplo de debate e convívio para troca de experiências e pensar um mundo novo”, afirmou, em conferência de imprensa, Miguel Martins, do Grupo de Trabalho de Jovens do BE Braga.
Aquele responsável bloquista referiu que “luta por um mundo mais justo e igualitário” está na “génese” do BE, razão para a iniciativa que “visa levar a discussão um Portugal diferente do actual, em que as pessoas são o foco e onde a homofobia, machismo e o racismo não cabem”.
Esta sexta-feira, realiza-se o debate ‘Proibir nunca foi solução’, com a presença da organização Kosmicare, que explica como reduzir os riscos associados ao consumo de drogas. Fundada em 2016, a Kosmicare trabalha para “transformar a cultura de diversão nocturna através de políticas e intervenções humanistas, abrangentes e baseadas na evidência”.
No sábado decorrem vários painéis sobre a América Latina, habitação e saúde mental, ambiente, feminismo, independentismo, fascismo, uberização das relações laborais e trabalho sexual.
No domingo, a deputada Beatriz Gomes Dias fala sobre as formas de luta no combate ao racismo. Logo a seguir, Francisco Louçã dinamiza o debate sobre extrema-direita. O encerramento, pelas 15h30, conta com Coordenadora Nacional do Bloco, Catarina Martins.