A GNR deteve três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, pela prática de crimes de detenção de arma proibida, tráfico de estupefacientes e furto e viciação de viaturas, no concelho de Guimarães. As detenções foram feitas no âmbito de um processo de furto e viciação de veículos, que decorria há cerca de oito meses e visou um grupo de indivíduos que actuava de forma organizada, dedicando-se ao furto e posterior viciação de viaturas, com o intuito de procederam a sua venda.
Em comunicado, a GNR explica que «o grupo tinha uma hierarquia e funções bem definidas, desde indivíduos que efectuavam o furto das viaturas, passando por aqueles que realizavam a viciação, finalizando no vendedor das viaturas ao público».
No decorrer das diligências, foi ainda apurado que pelo menos um dos indivíduos se dedicava também ao tráfico de droga.
Na operação, foram feitas 12 buscas, oito das quais domiciliárias e quatro em oficinas de reparação automóvel, nos concelhos de Guimarães e Santa Maria da Feira.
Foram apreendidos quatro veículos alvo de viciação, 15 050 euros em numerário, 210 doses de cocaína, duas balanças de precisão, três armas elétricas – taser, uma caçadeira, duas pistolas calibre 6.35mm transformadas, um revólver e diverso material pirotécnico de venda proibida ao público.
As buscas foram presididas pelo Juiz de Instrução do Tribunal de Guimarães, tendo a operação empenhado militares dos Destacamentos Territoriais de Fafe, Braga, Barcelos, Guimarães e Póvoa de Lanhoso, Destacamento de Intervenção de Braga, dos Comandos Territoriais de Viana do Castelo e Aveiro e contado ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública.