O maior festival de sustentabilidade do país abre portas sexta-feira, dia 1 de junho no Forum Braga onde está até 03 de junho. O festival, é palco privilegiado para partilha das melhores práticas, ideias e projetos em matéria de sustentabilidade Quem o diz são os organizadores do GreenFest. Uma iniciativa que há 10 anos que se realiza no Estoril e, este ano, chega, pela primeira vez, a Braga.
Acontece no recém-inaugurado Forum Braga, nos dias 01, 02 e 03 de junho. Pedro Norton de Matos, da organização, adiantou que o «GreenFest» conta com uma programação multifacetada indoor e outdoor, que inclui área expositiva, conferências, tertúlias, workshops, demonstrações ao vivo, «showcooking», mercados biológico e de artesanato, música, performances ao vivo e muitas outras atividades; junta cidadãos, empresas, municípios, associações, comunidades educativas, numa reflexão aberta e partilha de experiências com vista a um mundo mais sustentável. Com apoio do pelouro do Ambiente do vereador Altino Bessa, que apoiou a vinda da iniciativa.
O gestor revelou que, “um dos grandes atrativos desta edição do Greenfest Braga será o projeto idealizado pelo INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory – de uma Nano Casa experiencial e demonstrativa das potencialidades da nanotecnologia ao serviço da maior eficácia e sustentabilidade ambiental e económica”.
Acrescenta que, Doug Allan, famoso cameramen de documentários de vida selvagem para a National Geographic, autor do livro “Freeze Frame”, é um dos convidados especiais e responsável por uma palestra, dia 01 de junho, sobre alterações climáticas. O trabalho exaustivo realizado nos polos Ártico e Antártico, ilustrado com fotografias e vídeos registados por Doug desde 1976, servirá um debate dinâmico e relevante sobre as consequências deste fenómeno naquelas regiões e, consequentemente, em todo o planeta.
PARCERIA COM ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO
Outro fator diferenciador do Greenfest Braga – salienta – “assenta na parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, através da qual um grupo de alunos do mestrado em design de produto e serviços, moderado pela professora Lígia Lopes, que “está a dar corpo e alma ao ambiente e percursos do espaço, indoor e outdoor, partindo de uma filosofia de desperdício zero e 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)”.
O Greenfest Braga tem parcerias com o Município, a Invest Braga, o IB-S, a Startup Braga e inúmeros outros players de referência.
Parcerias com o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – permitem trazer para o debate temas na ordem do dia como a oportunidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) no horizonte 2030, Responsabilidade Social Corporativa e Desafios da Transformação Digital.
O Greenfest – acrescenta aquele responsável – “é uma oportunidade para descobrir, explorar e partilhar ideias e projetos diferenciadores em áreas tão diversas como a nanotecnologia, a economia circular, a gastronomia saudável, a mobilidade elétrica, a bio decoração, o turismo natureza, o wellness, a puericultura, entre muitas outras. Um evento de todos. Para todos. Por um futuro mais colorido e esperançoso no Planeta incrível que habitamos”.
com Luís Moreira (CP 8078)