Cinco casos confirmados de infecção de Covid-19, muitas dezenas de profissionais de saúde suspeitos e bloco operatório encerrado, esta é a situação no hospital privado de Nogueira, em Braga, soube esta quinta-feira o PressMinho/OVilaverdense/OAmarense de fonte daquela unidade hospitalar do Grupo Trofa Saúde.
Dois dos casos, um deles uma enfermeira, foram reencaminhados para o Hospital S. João, no Porto, e os três restantes para o hospital público de Braga.
Muitas dezenas de funcionários e profissionais de saúde estão em quarentena profilática e em isolamento social por iniciativa própria, incluindo o próprio director clínico.
Este cenário teve origem, esta terça-feira, quando foi confirmado que uma enfermeira, que intervinha numa cirurgia, estava infectada com o novo coronavírus, contaminada, ao que se sabe, pelo marido.
Os testes, entretanto, efectuados, aos profissionais de saúde que realizavam a intervenção cirúrgica davam positivo.
O hospital encontra-se deserto e fonte da unidade de saúde não sabe quando a situação será normalizada, adiantado que o Hospital Braga Centro, do mesmo grupo, está “mais ou menos operacional”.