«Promover a troca de experiências e debater práticas e iniciativas de comunicação de crise» são os objectivos do fórum que o Instituto de Ciências Sociais da UMinho acaba de criar.
A ideia – diz a Reitoria – é a de «reflectir sobre a gestão de informação e interacção com o público em situações de alarme, como a que actualmente se vive em quase todo o mundo. Que preocupações deve ter uma instituição ou empresa com a comunicação com as suas comunidades e o público em geral, quando as autoridades recomendam isolamento social?».
Sem a pretensão de enunciar lições sobre matéria tão sensível e tão sujeita a circunstâncias absolutamente dinâmicas, este espaço reúne, em linguagem simples e num formato muito prático, alguns conceitos e alguns princípios que poderão ser úteis a todos os que, por estes dias, têm que continuar a gerir a vida colectiva à distância.
Manter a confiança das pessoas através de informação transparente e segura, difundida sem precipitação, em linguagem simples e de forma contida do ponto de vista emocional é a principal mensagem deste manual básico de comunicação de crise.
Acessível online, este guia recomenda ainda ser activo e não reactivo, evitar silêncios prolongados e estar atento à informação veiculada pelos media.
O ICS procura assim estimular o intercâmbio, num registo de aprendizagem partilhada. O fórum é aberto à participação não só da comunidade académica como do público em geral.