Portugal está em estado de alerta. Diariamente somos expostos a novos dados, factos e recomendações oficiais. Mas como é que podemos explicar às crianças o que se está a passar?
A CPCJ recomenda que os pais desconstruam o que é a COVID-19 e as suas implicações com tranquilidade e numa linguagem adequada à idade e ao entendimento da criança.
Com os mais pequenos pode falar-se de um vírus muito pequeno, transmitido pelo ar quando falamos, tossimos e espirramos e/ou através do contacto com objetos contaminados, e que pode provocar dores de garganta, tosse, cansaço, dificuldade em respirar e febre. Os adolescentes acedem a variada informação através da internet pelo que existe a necessidade de um discurso mais elaborado, ajudando-os a selecionar aquilo que corresponde ou não à verdade.
Sobre os cuidados a adotar é fundamental ensinar às crianças como devem proteger-se: lavar as mãos frequentemente, tapar o nariz e a boca quando espirrar/tossir com um lenço de papel ou antebraço, não tocar na cara com as mãos e evitar partilhar objetos pessoais ou alimentos. O distanciamento social deve ser cumprido, pelo que não se deve dar muitos beijinhos aos pais, irmãos e a quem vive lá por casa. São tempos de dizer o quanto gostamos uns dos outros.
Enquanto a escola, o desporto e o convívio estão em pausa, os pais devem tentar manter as rotinas diárias, integrar as crianças em tarefas escolares e desenvolver atividades lúdicas em conjunto. Apelem à vossa criatividade, podem ler, ver um filme, ouvir música, navegar pela internet, praticar exercício físico, realizar jogos de tabuleiro e cozinhar aquela receita de bolo de chocolate.
Para ajudar as crianças a lidar com potenciais situações de ansiedade, medo e stresse, os pais devem validar as perguntas e inquietações das crianças, evitar ler, ver ou comentar as notícias, e transmitir que apesar de tratar-se de uma doença que está a espalhar-se pelo mundo, médicos, cientistas e governantes estão a trabalhar muito para a combater. Com a ajuda de todos, vamos conseguir manter Portugal seguro.