Um camião tir, com uma câmara frigorífica estacionou, ontem, junto das instalações do Instituto de Medicina Legal do Hospital de Braga. O que se disseminou, logo, nas redes sociais…
Fonte hospitalar revelou, entretanto, que, nos próximos dias será colocado um outro camião: um deles apoiará o Instituto de Medicina Legal e o segundo o próprio hospital.
“Não há alarme, nem aumento exponencial do número de vítimas. É, tão só, uma medida de prevenção, já que nem a capacidade da morgue, nem a do Hospital está esgotada”, disse a fonte, salientando que, no mesmo sentido, foram abertas seis novas alas para doentes com Covid-19 que possam ser internados.
A instalação dos «frigos» – que vai alargar-se a outros hospitais do país – estava prevista no plano de contingência do hospital, face a uma provável, ainda que hipotético, aumento de casos derivados de infeção do vírus SARS CoV 2
“Acresce que, também abrimos seis alas para receber doentes com infeção e ainda não tínhamos esgotado a capacidade do modelo anterior”, refere a unidade de saúde, pedindo aos bracarenses para “não entrarem em pânico”.
O hospital refere que também ampliou a área da Unidade de Cuidados Intensivos, que tem agora 32 camas para tratamento de doentes com covid-19.
Realizou, até esta segunda-feira, um total de 2.530 testes de despiste, dos quais 407 resultaram em covid positivo.
Há ainda quatro casos “completamente recuperados” e um parto realizado a grávida com covid-19.
Atualmente, tem 73 utentes internados em enfermaria e 14 na unidade de Cuidados Intensivos, que apresentam sintomas graves.