BRAGA

BRAGA -

São João de Braga nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

O presidente da associação de festas anunciou, esta terça-feira, que o São João de Braga está nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, o concurso promovido pela RTP. Junta-se, assim, à Procissão da Burrinha.

Em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), Firmino Marques considera que a nomeação “acaba por compensar” o cancelamento da celebração do Santo Popular, devido à pandemia da doença Covid-19.

As celebrações sanjoaninas concorrem na categoria de Festas e Feiras e em mais cinco: Procissão de São João (categoria de Procissões e Romarias), a Dança do Rei David (Música e Danças), os Gigantones e Cabeçudos (Artefactos,) como o Balão de São João e as Ervas de Cheiro, na categoria Rituais e Costumes.

A nomeação, afirma Firmino Marques ao microfone da ‘Universitária’, “é um reconhecimento e uma compensação para as centenas de pessoas que organizam e colocam de pé o São João”.

O concurso promovido pela estação pública, e que tem o objectivo de identificar o reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal, dá a conhecer no dia 5 de Setembro os sete patrimónios finalistas das Maravilhas da Cultura.

Até lá, refere Firmino Marques, “o trabalho da organização passa “por difundir a mensagem de que o São João foi procurado no ano passado, durante 11 dias, por mais de 1,5 milhão de pessoas”.

Recorde- se que há cerca de uma semana, foi anunciado que a Procissão da Burrinha é também uma das candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular. 

A procissão, organizado pela comunidade da freguesia de S. Victor, é um dos momentos marcantes da Semana Santa de Braga, também ela cancelada devido ao novo coronavírus.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE