CDS-PP pede demissão de Patrício Araújo

O CDS-PP de Vila Verde emitiu um comunicado esta quinta-feira em que apela a que o Vereador Patrício Araújo se demita, na sequência da polémica em torno da situação do Lar do Trabalhador, na Vila de Prado. «Já que não há quem mande e lidere este Município, tenha o senhor alguma dignidade e honradez e demita-se», sublinham.

Em nota enviada, os centristas explicam que é «com espanto e muita preocupação que vemos nesta altura de pandemia a saúde pública do Concelho ser politizada por parte de um Vereador do Município de Vila Verde, Patrício Araújo, numa atitude de uma total irresponsabilidade política e pequenez moral notáveis».

O CDS-PP recorda também que «por recear que viesse a ser necessário», já tinha pedido «há umas semanas ao Município que se precavesse com tempo e criasse um espaço de contingência para albergar doentes com o Covid 19, caso viesse a ser necessário. Chamamos-lhe “espaços de quarentena”.

«Estes dias, como seria de esperar, foi mesmo necessário, desta feita no Lar do Trabalhador em Prado», frisam.

A Comissão Política do CDS-PP de Vila Verde, liderada por Paulo Marques, vai um pouco mais longo, destacando que «infelizmente, o espaço de quarentena não existia» e que «não existindo opções, a pedido do responsável pela Saúde do Concelho de Vila Verde, o Dr. José Manuel, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde disponibilizou um espaço para poder acolher todos os utentes do Lar, de forma a que aquela instituição pudesse fazer um trabalho de desinfestação. O delegado de saúde teve o cuidado de vistoriar e aprovar o espaço que seria usado para tal».

E prosseguem, «qual o espanto quando um Vereador do Município, Patrício Araújo, se opõe a que a saúde dos idosos seja protegida. Vem dizer, qual entendido no tema, que o espaço cedido pela misericórdia e aprovado pelo delegado de saúde não tem condições para acolher as pessoas. Questionamos o Dr. Patrício: Será o Dr. Patrício médico e não está no seu curriculum essa habilitação? É o senhor o responsável pelo referido lar? O que o move para impedir que os idosos sejam retirados para se proceder à desinfestação do lar? Tem o senhor algum interesse pessoal nesta situação? Tem o senhor alguma coisa contra a Misericórdia de Vila Verde? Tem noção do trabalho que tem sido realizado por esta Instituição no combate a este miserável vírus em Vila Verde? Lembra-se dos 200 testes que ofereceu ao município, por exemplo?», denotam os centristas. 

Por último, o CDS-PP deixa uma palavra de «agradecimento para todos os profissionais da saúde, para a Misericórdia de Vila Verde, pela disponibilidade desinteressada em ajudar e para toda a delegação de saúde do Concelho de Vila Verde» e acrescentam, «sabe, Dr. Patrício, o que o senhor fez é uma vergonha, é indigno e, pior, pode/podia ser muito perigoso para a saúde dos utentes do lar. Noutro pais, com outro tipo de justiça, provavelmente teria um processo judicial agravado pelas circunstâncias».

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais