Esposende teve saldo positivo de 2,6 milhões nas contas de 2019

O Relatório de Gestão de 2019 do município de Esposende apresenta um resultado líquido do exercício de 2,68 milhões de euros, 104% superior ao alcançado no ano de 2018.

No ano anterior – revelou fonte camarária – desceu, ainda, a sua dívida em 951 mil euros, a qual se situava, no fim do ano, em 7, 2 milhões de euros.

Com estes resultados, em termos de capacidade de endividamento, a Câmara terminou o ano com uma margem positiva de 18, 8 milhões de euros.

O Relatório de Contas foi aprovado por maioria, e sem votos contra, em reunião do executivo municipal

O documento entregue aos vereadores indica, ainda, como factor positivo, a poupança de três milhões de euros conseguida em 2019, “reflexo da redução dos custos com o pessoal, ao nível do trabalho extraordinário, e dos custos com a aquisição de bens e serviços, designadamente com as avenças”.

O município tem, agora, uma disponibilidade financeira de 34,5 milhões de euros, “o que lhe garante condições para cumprir os compromissos assumidos com a população”.

A execução do Plano Plurianual de Investimentos – acrescentou a fonte – “fixou-se, no final de 2019, em 5, 2 milhões de euros, mantendo a tendência, dos últimos anos, de forte investimento, traduzida num elevado número de projectos, concursos e obras, actualmente em desenvolvimento no concelho”.

A autarquia acentua que teve excelentes resultados, a “pesar da redução das transferências da Administração Central, nos valores do FEF (Fundo de Equilíbrio Financeiro), e da diminuição da receita proveniente do IMI, comparativamente a 2018”, as quais – acentua – reflectem os benefícios concedidos aos munícipes, com aplicação da taxa mínima e do coeficiente familiar, para apoio às famílias com dependentes a cargo.

“O investimento municipal é pago pela forte dinâmica económica gerada, que se reflecte no aumento de imposto como o IMT e o IUC e das taxas urbanísticas, o que é positivo para o concelho”, assinala.

O relatório de gestão mostra níveis de execução de 95% no orçamento da receita, 82% no da despesa e 78% no Plano Plurianual de Investimentos. O prazo médio de pagamentos a fornecedores situou-se nos 14 dias.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais