A Marcha do Orgulho LGBTI+Braga, agendada para 20 de Junho, foi desmarcada e transformada numa rede de apoio a grupos de risco, no âmbito do combate à covid-19.
“Face às condições que se vivem neste momento em Portugal, não podemos ignorar as dificuldades sentidas por alguns grupos minoritários. Queremos ajudar quem precisa com a doação de bens de primeira necessidade”, lê-se no facebook do Braga Fora do Armário, o movimento organizador da marcha, que este ano cumpriria a oitava edição.
Sob o lema ‘Continuamos a Marchar’, a iniciativa visa alocar os recursos da marcha para ajudar pessoas a precisarem de medicação regular, alimentação e abrigo, entre outras situações de carência, revelou a comissão organizadora, em comunicado.
Neste sentido, está a ser criada uma rede de apoio à comunidade LGBTI+, usando parte do dinheiro destinado à marcha.
Parte da verba angariada nos últimos anos, servirá também para ajudar alguns movimentos que estão a organizar respostas de emergência, “incluindo pessoas migrantes, refugiadas, trabalhadoras do sexo e ciganas”.
A iniciativa tem um âmbito alargado, por forma a chegar ao maior número de pessoas possível e inclui, além dos donativos, voluntariado e momentos de celebração, em substituição da marcha presencial.
Os contactos podem ser efectuados por mensagem privada ou pelo email bragaforadoarmario@gmail.com
Foto Joana Mafalda Gomes/ComUM