Esposende inaugura ‘nova’ Fonte de Santa Marinha em Rio Tinto (c/vídeo)

A Câmara de Esposende inaugurou, virtualmente, a obra de requalificação da Fonte de Santa Marinha, em Rio Tinto, uma intervenção que custou cerca 57 mil euros, anunciou a autarquia.

A obra insere-se num plano que contemplou as obras do salão paroquial e da casa mortuária, “correspondendo ao melhoramento geral do centro cívico de Rio Tinto, dotando a freguesia de um conjunto de equipamentos importantes para a comunidade”.

A intervenção na Fonte de Santa Marinha, considerada um dos pontos de atracção turística do concelho e um local aprazível e de visita recorrente no Verão, era há muito reclamada pela população local, já que todo o espaço envolvente apresentava uma considerável degradação.

A intervenção a beneficiação do espaço circundante à fonte, entre a Ribeira de Milhazes e o Caminho do Souto, “proporciona excelentes condições de acesso”.

“Este é um espaço peculiar do nosso concelho que estava completamente esquecido e no qual há muito a população de Rio Tinto reclamava uma intervenção, ou não fosse Santa Marinha a padroeira da freguesia. A forte aposta que o município de Esposende faz, em termos de captação turística, assenta muito na diversidade do seu património natural. Além da atracção que constituem as nossas praias, dispomos de zonas fluviais e ribeirinhas, aprazíveis, que queremos rentabilizar”, sustenta o presidente da Câmara, Benjamim Pereira.

As obras ali realizadas incidiram no prolongamento do muro de suporte superior e dos patamares inferiores, até à ponte, a reconstrução do muro localizado por trás da fonte, a limpeza e beneficiação do piso do açude e a instalação de mesas, papeleiras e árvores. Foi instalada iluminação nos quatro patamares em que se divide este novo espaço de lazer e colocadas mesas de piquenique com bancos e papeleiras.

“Temos dedicado particular atenção aos cursos de água do nosso concelho, atendendo à importância que têm para o ecossistema, mas também para a preservação de tradições ancestrais da nossa população. Bons exemplos disso são os projectos E-Ribeiras e o Canal Interceptor, duas intervenções de grande impacto no nosso território”, lembra Benjamim Pereira.

Estas intervenções decorrem de uma “estratégia conjunta e de trabalho de equipa”, que envolve o município e a Junta de Freguesia, “correspondendo às prioridades por esta identificadas”.

“Rio Tinto fica agora dotado de um espaço que convida à visitação e com condições para acolher iniciativas que estimulem e promovam o convívio entre a população”, concluiu o autarca.

O confinamento decorrente da pandemia, e as persistentes regras de afastamento social, impediram uma apresentação pública das obras da forma mais convencional, pelo que o município recorreu  a um vídeo de apresentação final da intervenção disponível nos canais digitais do município.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais