VILA VERDE

VILA VERDE -

José Morais (PS) critica «ausência de transportes públicos no Concelho de Vila Verde»

O Vereador do PS José Morais veio esta quarta-feria, em comunicado, criticar a «ausência de transportes públicos no Concelho de Vila Verde». O socialista considera a situação «incompreensível», dizendo mesmo que «nas últimas semanas» tem recebido «vários pedidos de ajuda de pessoas que habitualmente recorrem aos autocarros da Transdev e Avic».

Em comunicado, José Morais começa por referir que «por causa da pandemia, estas transportadoras que operam no Concelho suprimiram rotas, provocando graves constrangimentos às centenas de pessoas que diariamente a elas recorriam».

«São pessoas que diariamente utilizam os autocarros para se deslocarem para os seus empregos e que por ausência de alternativa estão a faltar ao trabalho ou a trabalhar menos horas, com a consequente redução dos seus rendimentos. Pessoas que vivem isoladas dos centros urbanos, em especial do Norte do Concelho, e que utilizam os transportes públicos para vir fazer compras a Vila Verde ou à Vila de Prado», sublinha.

«SITUAÇÃO INCOMPREENSÍVEL»

Para o socialista, a «ausência de transportes públicos é uma situação incompreensível. Tanto mais que os próprios motoristas das transportadoras, também eles em layoff, querem regressar ao trabalho. O transporte público é um serviço essencial num Concelho como o nosso, com o Norte cada vez mais isolado. Apelo por isso à Transdev e Avic para que retomem as rotas de forma imediata. Não há retoma económica sem empregos e sem que as pessoas tenham rendimentos. E essa retoma económica também se aplica a essas transportadoras. Não podem querer ter uma atividade rentável sem fazerem transportes de passageiros. A supressão destas rotas está a provocar enormes transtornos a pessoas da nossa terra. Não podemos ficar de braços cruzados perante esta situação».

«DISPONIBILIDADE DO PS PARA APROVAR EVENTUAIS MEDIDAS MUNICIPAIS TEMPORÁRIAS QUE VISEM DIMINUIR OS TRANSTORNOS PROVOCADOS»

Mais à frente, José Morais refere que já transmitiu ao Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, a «gravidade desta situação», a quem pediu ajuda no sentido de «se encontrarem soluções definitivas para esta situação», acrescentando, «telefonei também ao Presidente de Câmara, a quem manifestei a total disponibilidade do Partido Socialista para aprovar eventuais medidas municipais temporárias que visem diminuir (imediatamente) os transtornos provocados pela ausência destes serviços de transportes públicos».

E conclui: «termino dirigindo-me a todas e a todos os que estão prejudicados com a supressão dos serviços de transportes no Concelho de Vila Verde: não baixaremos os braços enquanto este problema não estiver resolvido.  Para nós, a política só faz sentido quando serve para resolver os problemas das pessoas. É nisso que estamos concentrados».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE