REGIÃO

REGIÃO -

GNR ‘cala’ encontro espontâneo concertinas em Arcos de Valdevez

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo esclareceu este que apenas “sensibilizou” os participantes do encontro de concertinas que teve lugar este domingo junto ao Campo do Trasladário, em Arcos de Valdevez, “para o cumprimento” das medidas adoptadas para prevenir a transmissão da covid-19.

Recorde-se que, a habitual concentração espontânea de concertinas ao domingo, em Arcos de Valdevez, foi esta segunda-feira desmobilizada pela GNR, que não autorizou o ajuntamento e obrigou ao cancelamento da actividade que decorria junto ao Trasladário.

O cancelamento, segundo a rádio Barca FM provocou “alguma indignação por parte dos populares que acabaram por acatar a ordem dos militares e desmobilizaram”.

“É de salientar que, aquando da sensibilização efectuada pela patrulha do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, os populares presentes adoptaram uma conduta cooperante, acatando e respeitando as medidas restritivas impostas e as orientações emanadas pelos militares, comportamento de cidadania por parte de todos que muito apraz registar”, esclarece a autoridade em nota enviada à imprensa.

“Como é do conhecimento geral, o retorno progressivo à situação de normalidade, depois do foco principal da pandemia COVID-19, está em curso. No entanto, é preocupação da GNR evitar situações de grandes aglomerados de pessoas, que possam por em causa tal retorno, em particular no distrito de Viana do Castelo”, acrescenta a GNR.

Todos os domingos, após o almoço, o local enche-se de pessoas para ver, ouvir e dançar ao som minhoto das concertinas.

A tradição, que costuma juntar público a dançar à roda dos tocadores, estava suspensa devido à pandemia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.