Guimarães recebeu a distinção das ‘100 Cidades Inteligentes’ da Comissão Europeia através da iniciativa Intelligent Cities Challenge (ICC), anunciou esta quinta-feira a autarquia.
Este novo desafio, sucessor do Digital Cities Challenge, despertou manifestações de interesse de mais 192 cidades de 20 países da União Europeia e Reino Unido.
O objectivo é dar a oportunidade única a 100 cidades a juntarem-se numa comunidade inteligente, para partilha de experiências e fomentar a utilização de soluções tecnológicas avançadas, para as orientar na direcção de um crescimento sustentável e inteligente, apoiando os seus centros urbanos nos domínios da sustentabilidade ambiental e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através de programas especializados e personalizados durante 30 meses.
“Guimarães integra assim o rol das 88 cidades seleccionadas, que desenvolverão estratégias de inteligência urbana através da promoção da implementação de soluções adaptadas à singularidade da cidade e que visem a redução de emissões de gases com efeito de estufa, a criação de novas oportunidades para os cidadãos, a sustentabilidade, a responsabilidade social e a melhoria da qualidade de vida”, afirma a Câmara Municipal.
Este reconhecimento surge após ter sido seleccionada para participar no desafio das Cidades Digitais, em 2018, pela Comissão Europeia, convidando-a a tornar-se mais verde, mais social e mais inteligente.
Valongo é a outra cidade portuguesa selecionada.
Lista das cidades em: https://www.intelligentcitieschallenge.eu/