VILA VERDE

VILA VERDE -

Lenços de Namorados na corrida para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os Lenços de Namorados atravessaram os séculos e estão na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular. As votações já estão a decorrer e para apoiar esta genuína tradição minhota que já se tornou um símbolo nacional dentro e fora de portas basta ligar para o 760 207 825.

«Mensagens de amor e carinho, ternura e afeto. Símbolos de amor e natureza. Mãos calejadas expressavam sentimentos bordando delicadamente linhas coloridas em panos brancos de linho, numa tradição que remonta ao século XVIII», revela o Município de Vila Verde em comunicado.

BORDAR O AMOR EM PORTUGAL

As histórias de amor dos Lenços de Namorados são também um símbolo de «emancipação feminina em pleno coração do Minho rural. Depois da longa jorna e do trabalho duro no campo, as raparigas encontravam força e arte para bordar versos de amor num pano branco de linho, expressando com as mãos o que o coração sentia. Os lenços eram também ornamentados com símbolos românticos e campestres, como corações, pássaros ou flores. A baixa escolaridade fez com que a oralidade se sobrepusesse à escrita, originando erros ortográficos que são comuns nos exemplares mais antigos». Quando à entrega era feita, habitualmente, «de forma muito discreta. Depois, se o homem utilizasse o Lenço na próxima cerimónia pública, era sinal de amor correspondido e começava o namoro, por vezes às escondidas, devido aos costumes rígidos da época», pode ainda ler-se.

DO MINHO PARA O RESTO DO MUNDO

Ao longo dos séculos, esta forma de arte enraizou-se na cultura popular e atravessou gerações, continuando bem viva até aos dias de hoje. «A isso deve-se, em grande parte, o trabalho desenvolvido pela Aliança Artesanal, em Vila Verde, que para além da recolha e preservação, continuam a bordar o amor de Portugal», notam.

As mensagens de afeto extravasaram a região do Minho e têm conquistado corações pelo país e pelo mundo, tornando-se um ícone cultural e um dos símbolos da identidade nacional.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.