A Câmara de Esposende vai avançar com um projecto de apoio especializado dirigido aos cuidadores informais, designado ‘Cuidar de Quem Cuida’, através de um protocolo com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS), conforme deliberação aprovada em reunião de câmara, por unanimidade.
Benjamim Pereira adianta que os principais objectivos “passam por promover respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC”.
“Assente numa lógica de cooperação inter-municipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde, o projecto assenta em cinco linhas de acção: grupos de intervenção psico-educativa; bolsa de cuidadores formais com formação complementar; dinamização das redes de voluntariado locais; serviços de descanso ao cuidador e fóruns de discussão”, acrescenta o presidente da autarquia.
Está prevista a criação de um Grupo de Ajuda Mútua, decorrente do Programa Psico-educativo, bem assim como de um Gabinete de Apoio ao Cuidador.
“Atendendo a que não existe no território concelhio uma resposta de apoio especializado aos cuidadores informais, este projecto afigura-se como uma resposta da maior relevância na promoção da qualidade de vida destas pessoas, e, por consequência, dos seus familiares e das pessoas cuidadas”, assinala o
Benjamim Pereira, notando que “é mais um complemento ao vasto trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende”.
“As rápidas mudanças sociais e as novas problemáticas resultantes do envelhecimento da população têm conduzido a uma transformação do perfil das necessidades já existentes, impondo-se uma reformulação profunda das respostas sociais, em novos formatos e modelos técnicos de intervenção, mais diferenciada, com maior especialização e maior integração institucional”, refere ainda o autarca, acrescentando que “neste contexto, Esposende não poderia deixar passar esta oportunidade tendo em conta a mais-valia que este projecto representa”.
“Este projecto constitui mais um significativo contributo do município de Esposende para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das metas da Agenda 2030 das Nações Unidas”, sublinha.
O ‘Cuidar de Quem Cuida’ é um projecto reconhecido como uma iniciativa de empreendedorismo social inovadora, sobretudo pela capacitação de técnicos de instituições locais para a intervenção, em rede, junto de cuidadores informais.
Em Janeiro de 2019, foi aprovado como Titulo de Impacto Social (TIS), um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social. Actualmente, o projecto conta com a parceria do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e a MAZE, sendo promovida e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela José de Mello Saúde e implementada pelo CASTIIS, prevendo-se a capacitação de um total de 15 municípios.