INCÊNDIOS

INCÊNDIOS -

Governo proíbe todas as actividades rurais até terça-feira

Face aos incêndios que têm assolado o território nacional nos últimos dias, o ministro da Administração Interna revelou que “serão proibidos todos os trabalhos em espaço rural até as 24h da próxima terça-feira”, excepto os que envolvam combate a incêndios e alimentação de animais.

A medida foi destacada por Eduardo Cabrita, ao final da manhã deste domingo, em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, em Carnaxide. De acordo com o governante, tem-se “verificado que grande parte dos incêndios são evitáveis”, exemplificando que o fogo de Vale de Cambra começou com um churrasco.

Este domingo, a atenções estão voltadas para o incêndio de Oleiros, onde estão “mobilizados todos os recursos necessários e considerados adequados a um incêndio de grande complexidade”. Neste combate às chamas, destacou Cabrita, a “prioridade é a salvaguarda da vida humana”.

Neste sentido, o Governo tem estado em “contacto muito próximo com os presidentes das câmaras”, visando-se uma “plena conjugação” de respostas.

Ainda em relação a este incêndio, frisou o ministro que para a região de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã estão previstas “temperaturas que poderão ir aos 43.º, vento forte e baixos níveis de humidade.

“Admitimos que este incêndio possa envolver mobilização do dispositivo até terça ou quarta-feira”, levando-se a cabo “uma monitorização permanente do nível de resposta”, vincou.

Eduardo Cabrita deixou também uma mensagem sobre a morte do jovem bombeiro Diogo Dias: “Marca-nos a todos e motiva-nos a homenageá-lo, respondendo activamente a esta ocorrência”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE