O Município de Braga investiu cerca de «700 mil euros na aquisição de dois mil equipamentos informáticos para as escolas e para apoio aos alunos mais carenciados do Concelho». O anúncio foi feito esta quinta-feria por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante um encontro com os directores de Agrupamentos de Escolas que serviu para avaliar o arranque do ano lectivo. Nesta reunião, o autarca adiantou ainda que as escolas serão reforçadas no imediato com mais 75 funcionários.
Relativamente aos equipamentos informáticos e ao acesso à internet, Ricardo Rio lembrou que, em Maio, o Município de Braga procurou responder às necessidades sentidas pelas escolas e pelos alunos. «Foi por isso que desencadeámos um procedimento de contratação de cerca de dois mil equipamentos informáticos que já estão disponíveis e serão disponibilizados às escolas para reforço do equipamento ou para serem cedidos a título de empréstimo aos alunos mais carenciados e que não disponham desse tipo de material, caso o ensino à distância volte a ser adoptado», explicou o Autarca.
Ricardo Rio sublinhou ainda que este não se trata de um projecto financiado, visto que o Governo apenas deixou uma comparticipação residual para as CIM para esta iniciativa, o que levou a um investimento financeiro substancial por parte do Município na aquisição destes equipamentos. «Ao mesmo tempo, o Governo diz estar a adquirir equipamentos para apoio aos alunos carenciados. Aguardamos com expectativa a data em que esses equipamentos chegarão às escolas», pode ler-se em nota enviada.
REUNIÃO
A reunião serviu para fazer um ponto de situação do arranque do ano lectivo e para identificar imprevistos resultantes do actual contexto de pandemia, nomeadamente a falta recursos humanos relacionada com baixas médicas e com possíveis casos de infecção.
«Enquanto se aguarda a conclusão do concurso para a criação de uma nova bolsa de recrutamento de assistentes operacionais para actividades de acção educativa, o Município diligenciou, junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a disponibilização imediata de mais 75 funcionários no âmbito dos Contratos Emprego-Inserção (CEI). Estes funcionários serão agora distribuídos pelos diversos Agrupamentos do Concelho», referiu Ricardo Rio.
Em paralelo, o encontro serviu também para dar nota das várias intervenções que estão a ser executadas em diversos equipamentos escolares, cujo investimento ascende a 10 milhões de euros. «Desde os grandes projectos até às obras de média intervenção, este investimento visa dotar o parque escolar do Concelho de melhores condições. No entanto, também articulamos com os Agrupamentos e com cada uma das escolas os meios para acorrer à necessidade de gestão dos espaços e de promover o distanciamento dos alunos durante este tempo de pandemia», concluiu Ricardo Rio.