A 1ª sessão do Projecto “Ecos de Fernando Pessoa” – uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela – teve início no passado dia 9 de Outubro, na Casa do Conhecimento.
O momento de boas-vindas contou com a presença de Sofia Saldanha, da Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes, do Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça e da Coordenadora das Bibliotecas Municipais de Vila Verde, Manuela Barreto Nunes.
Promovido com base numa parceria entre a Escola Secundária de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde, teve continuidade no auditório daquela escola e com transmissão on-line para as salas de aula das duas escolas, onde mais de 300 alunos tiveram oportunidade de assistir à apresentação “Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa”, dinamizado pela realizadora de áudio Sofia Saldanha.
Em comunicado enviado, pode ler-se que na sessão de abertura, a Vereadora destacou o «valor do trabalho desenvolvido pelos organizadores e pelos parceiros desta iniciativa, no sentido de promover projectos ambiciosos, diferenciadores, enriquecedores e inovadores em tempo de mudança e de novas adaptações».
Realçou, também, a crescente dinâmica da Rede de Clubes da Casa do Conhecimento, composta por todas os Agrupamentos de Escolas e Escolas do Concelho e do vasto leque de actividades agendadas em conjunto. Distinguiu, ainda, a integração desta iniciativa neste mês de Outubro, por forma a assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
O Director da Escola Secundária, João Graça, que participou igualmente na abertura do evento, congratulou-se por receber tão «interessante iniciativa», atribuindo grande valor à «extensão da mesma às diferentes salas de aula e à importância de abranger um tão elevado número de alunos, potenciando a igualdade de oportunidades e de acesso à informação».
2ª SESSÃO
A 30 de novembro, aguardam-nos na Escola Profissional Amar Terra Verde, para a 2ª sessão, intitulada “Que hei-de fazer com esta espada? – Profissão, Sonho e Sobrevivência em Fernando Pessoa”.