VILA VERDE

VILA VERDE -

Cemitérios de Vila Verde abertos de forma condicionada entre 31 de Outubro e 2 de Novembro

Os cemitérios de Vila Verde vão estar abertos, de forma condicionada, «na tentativa de se encontrar um justo, embora difícil, equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos sentimentos de compaixão revelados pelos munícipes» tendo em conta a solenidade de Todos os Santos.

Em comunicado, a Câmara refere que «quer na solenidade de Todos os Santos vivida a 1 de Novembro, quer no Dia dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro), as autarquias do Município de Vila Verde optaram por uma situação de “normalidade condicionada”».

«Concordamos, aliás, com a Conferência Episcopal Portuguesa pois também entendemos que não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios. Assim, considerando o actual estado da pandemia, é sensato que se imponham medidas suplementares de protecção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o condicionamento do número de visitantes e em simultâneo a própria duração temporal das visitas aos espaços cemiteriais, estabelecendo-se um limite máximo de visitas em função da dimensão dos espaços», acrescenta.

CEMITÉRIO MUNICIPAL

No dia 1 de Novembro, o número de pessoas em permanência no Cemitério Municipal, para efeitos de visita ou asseio das campas/jazigos, é limitado ao máximo de 100 pessoas em simultâneo, sendo que apenas poderão permanecer duas pessoas por campa/jazigo, cumprindo as medidas de afastamento e de protecção definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O tempo de permanência da visita ou asseio das respectivas campas/jazigos é restrito a um período máximo de 15 minutos, devendo ser evitada a aglomeração de pessoas à entrada do cemitério.

É ainda obrigatório o uso de máscara e a manutenção de uma distância social superior a dois metros para as pessoas que não vivam no mesmo agregado familiar.

Estas medidas vigoram durante o horário de funcionamento do cemitério entre os dias 31 de Outubro a 2 Novembro, podendo ser modificadas, a todo o tempo, em função de novas orientações da DGS.

VISITAS NOUTROS DIAS

A autarquia apela a todos para que, «que caso lhes seja possível, transfiram as tradicionais visitas realizadas nos habituais dias 1 e 2 de Novembro estendendo-as e espaçando-as ao longo do mês».

«Desta forma estariam a transfigurar a saudade e o luto, próprio destes dois dias, em momentos de oração mais longos e espaçados que se repartiriam durante todo o mês, em memória daqueles que nos precederam», sublinha.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE