A artista Mónica Mindelis vai desenvolver uma obra de arte para o Concelho, em regime aberto, a partir da imagem dos Lenços de Namorados. Integrada no projecto de Residências Artísticas “Amar o Minho”, do Minho Inovação, e no programa da 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que decorre de 17 de Outubro a 27 de Novembro, esta iniciativa pretende «enaltecer o artesanato, através da criação artística de uma obra de arte inspirada na imagem dos Lenços de Namorados, ex-líbris do concelho de Vila Verde».
Durante a residência, que decorrerá de 15 a 30 de Outubro na Aliança Artesanal de Vila Verde, a artista brasileira, Mónica Mindelis, irá estabelecer contacto com as artesãs locais, «grandes impulsionadoras da tradição», de forma a aprender os principais pontos, desenhos e motivos desta herança cultural.
Habituada a explorar os processo do têxtil nos seus desenhos, Mónica Mindelis fará, também, uma abordagem conceitual ao feminino e ao Minho enquanto território de afectos.
O projecto, inédito em Portugal, cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma, a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.
O processo de residência artística decorrerá em regime aberto e com possibilidade do público assistir ao trabalho ao vivo, no Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde – Aliança Artesanal, de 15 a 30 de Outubro, com possibliade de visita às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h, com um limite máximo de 5 pessoas/visita.